Sindióptica Goiás

O Sindicato

História do sindicato

O Sindióptica Go foi fundado em 1994, durante a gestão do então Presidente da Associação do Comércio de Óptica do Estado de Goiás [ASCOEG], Leandro Luiz Fleury Rosa, idealizador da mudança.

 

A ASCOEG foi fundada e Presidida por Jerônimo Motta [in memorian] e representava apenas o setor óptico.

 

O primeiro Presidente do Sindióptica Go foi Lucas de Melo Motta [in memorian] e além do setor óptico, também atuava [e atua hoje ainda] na defesa dos segmentos de joias, relógios, cine-foto e bijuterias no Estado de Goiás.

 

O Presidente do Sindióptica Go é José Geraldo Correa Roque [Gestão 2022-2026]

 

O Sindióptica Go é um Sindicato Específico Estadual, sobrepondo-se aos Sindicatos Ecléticos Municipais na representação de sua base de empresas filiadas e associadas, em conformidade com decisões do Sistema Sicomércio [que regulam a atuação sindical patronal], i.e., os Sindicatos Municipais [Sindilojas] não podem assumir a representação dos segmentos do Sindióptica Go em todo Estado de Goiás por Decisão Sistema Sicomércio.

 

O Sindióptica-Go enfrentou alguns embates à época para consolidar os segmentos de óptica,  lentes de contato e também de optometria como ciências livres e independentes, que contribuem com a saúde ocular e visual da sociedade, contrapondo-se ao entendimento da época que apenas oftalmologistas seriam responsáveis exclusivos na saúde visual e ocular da população goiana. Hoje o entendimento é de parceria e reciprocidade entre os atores envolvidos nessa área.

 

A visão do Sindióptica-Go em relação à atuação do mercado corporativo de óptica, lentes de contato e optometria está ilustrada no vídeo 3 O´s da saúde visual [https://www.youtube.com/watch?v=-ZIl8CKfzKI].

 

O Sindióptica-Go faz parte do Sistema Comércio [SISTEMA CNC/FECOMÉRCIO/SESC/SENAC/SINDICATOS] e idealizou a criação da Câmara Brasileira de Comércio de Produtos e Serviços Ópticos [CBÓptica/CNC], que foi construída e efetivamente criada com a participação de todos Sindiópticas brasileiros.

 

Tem, portanto, um ativismo na defesa da iniciativa privada [empresas representadas] não apenas no Estado de Goiás, sua base territorial, mas também em todo país, contribuindo com temas de relevância aos segmentos representados, incluindo instituições como Associação Brasileira da Indústria Óptica [Abióptica], Confederação Brasileira de Optometria e Óptica [CBOO] e a própria CBÓptica/CNC, órgão consultivo da Presidência da Confederação Nacional do Comércio [CNC].

 

Além dos trabalhos nacionais, o Sindióptica GO tem atuação internacional. Por meio de membro da Diretoria, desempenha importante papel na área educacional em lentes de contato, reconhecido pela International Association of Contact Lens Educators [IACLE] onde o Vice Presidente Leandro Luiz Fleury Rosa é LifeTime Fellow of IACLE [FIACLE_DIRECTORY_6.6.23.pdf].

 

Outro trabalho internacional de relevância foi idealizado pelo Sindióptica Go e desenvolvido em parceria com instituições representativas da optometria brasileira, da indústria brasileira e de universidades,  para ingresso da optometria na atenção primária em saúde pública por meio do Sistema Único de Saúde [SUS], por meio do projeto de incorporação da optometria no SUS, em parceria com UnB/CBOO/ABIÓPTICA/SINDIÓPTICA com suporte da Organização Mundial da Saúde [OMS], da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira [IAPB] e Conselho Mundial de Optometria [WCO]. Ver matéria completa aqui [ www.iapb.org/news/a-new-chapter-in-vision-health-in-brazil].

 

 

O Sindióptica Go está trabalhando fortemente para resgatar a óptica da precarização em que se encontra, pois não se trata de um comércio puro e simples. É um segmento que lida com saúde e dispensação de produtos e serviços ópticos [venda com informação técnica], com exigência de Responsabilidade Técnica [RT] por lei, obrigatório a cada estabelecimento [unidade de venda] por período integral, devendo o RT estar disponível na localidade de trabalho durante todo período enquanto estiver aberto ao público, seja por loja física ou canal virtual a elas ligado.

 

Atualmente está se dedicando à implantação do Selo de Conformidade Procon, Sindióptica Go, Fecomércio Go, CDL,com suporte da Abióptica e CBóptica/CNC, um projeto inovador.

 

 

O Sindióptica Go por meio de sua Diretoria, acredita, participa, investe, dedica-se e sente-se muito orgulhoso em ser membro e parceiro do Sistema Fecomércio Go/Sesc/Senac, entidade máxima do setor terciário goiano, que tem sido um exemplo a todo Brasil na governança dos interesses da iniciativa privada e de suas empresas representadas.

 

 

 

Scroll to Top