Sindióptica Goiás

PD&I – Inovação Setor Óptico

O Setor de Óptica é caracterizado pela inovação. Tanto em produtos, como serviços e processos. A cada dia novas técnicas, tratamentos, equipamentos ópticos [utilizados nas ópticas, em laboratórios ópticos, em indústrias de armações, óculos, lentes para óculos/lentes de contato ou em clínicas e consultórios] são criados. Novos canais e tecnologias de venda, de prospecção, de gestão e de comunicação com pacientes, clientes e consumidores são desenvolvidos pela iniciativa privada ou área pública produzindo mudanças, aumentando a produtividade e os resultados em todas as áreas da empresa.

Diante desse cenário de mudanças contínuas, o Sindióptica Go tem se preocupado em estar preparado para não apenas absorver e disseminar essas inovações, como desenvolvê-las em parceria com empresas de inovação. Fazemos parte da Aliança para a Inovação em Goiás [www.aliancapelainovacao.org.br] e do Pacto pela Inovação em Goiás [http://goiaspelainovacao.org.br/], em parceria com iniciativa privada e Governo do Estado de Goiás, representando potenciais oportunidades de inovação a serem exploradas pelas empresas.

Nossa visão de inovação no setor óptico voltada à integração e parceria entre os atores envolvidos no complexo industrial-econômico da saúde visual e ocular, que encampa os setores secundário [indústria] e terciário da cadeia [serviços, distribuição, varejo] da cadeia produtiva de óptica. Defendemos a integração na prestação de serviços em saúde visual/ocular [por oftalmologistas e bacharéis em optometria] em nível de atenção primária, dispensação óptica de qualidade [com atenção óptica contínua] e cuidados com especialistas referenciados em oftalmologia, em nível de atenção secundária e terciária. Tudo isso para garantir os melhores serviços e produtos à saúde visual/ocular das pessoas. Esses são conceitos já preconizados e consolidados internacionalmente.

O Sindióptica/Go disponibilizou e está desenvolvendo [continuadamente] o seu setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I),  incluindo pesquisadoras e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior a exemplo da Universidade de Brasília (UnB), bacharéis em optometria com expertise na área, provenientes da Universidade do Contestado (UnC), Faculdade de Saúde de Paulista ( FASUP) e outras, além de membros vinculados ao ecossistema de inovação em óptica, optometria e lentes de contato, e de outras áreas, incluindo a própria medicina, sempre que possível.

Estão inseridos nesse contexto os profissionais liberais [especialistas em óptica e lentes de contato],  setor de dispensação óptica [varejo óptico], Confederação Brasileira de Óptica e Optometria (CBOO), Associação Brasileira da Indústria Óptica (ABIÓPTICA), Câmara Brasileira de Produtos e Serviços Ópticos (CBÓptica/CNC), American Optometric Association (AOA), World Council of Optometry (WCO), International Association of Contact Lens Educators (IACLE), International Agency of Preventable Blindness (IAPB/OMS) et al, estando sempre aberta a possibilidade de importantes parcerias com instituições também na área de medicina com foco em pesquisa em saúde visual/ocular.

Através de EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS, o Setor de Inovação do Sindióptica Go visa apresentar dados e em consequência, e quando possível, aperfeiçoar as práticas da iniciativa privada assim como as políticas públicas na área  da saúde visual e ocular e  na atenção primária. Incluindo a elaboração de procedimentos regulatórios e pesquisa translacional em saúde (PTS) para equipamentos ópticos, com reflexos a todo mercado óptico e  iniciativa privada. Esses trabalhos são desenvolvidos dentro do conceito de excelência em pesquisa, desenvolvido por profissionais preparados para esse mister.

Contamos com bacharéis, especialistas, Mestres, Doutores e Pós Doutores [PhD] em nossa equipe de inovação, com expertise nessa área, sendo alguns deles premiados nacional e internacionalmente [ver currículo Lattes dos membros do setor de inovação do Sindióptica Go].

Projetos de Inovação em fase de Desenvolvimento [sendo que alguns já estão em fase experimental]:

App Sindióptica Go – Desenvolvido por empresa de inovação genuinamente goiana. É um sistema de comunicação inovadora com mercado corporativo [empresas do setor óptico], integrado a um sistema de avaliação de performance da entidade [Sindióptica-go] ou de empresas parceiras, assim como dos projetos em andamento. Está integrado a um sistema de notícias relevantes ao setor óptico, e também integrado à divulgação/promoção das empresas que possuem selo de conformidade Procon, Sindióptica Go, Fecomércio Go, CDL, com interface à plataforma WhatsApp. Esse App terá divulgação dos parceiros do Sindióptica e poderá ser destinado também ao mercado consumidor. Tem como propósito difundir as principais notícias diárias do setor óptico, de lentes de contato e afins. Essa plataforma poderá integrar ações com outras iniciativas/plataformas de empresas parceiras do Sindióptica Go.

App Sindijoias, App Sindirelógios, App Sindbijoux, App SindCine-Foto – em fase de prospecção junto ao mercado corporativo [empresas do segmento].

Projeto Dispensação Óptica na Atenção Primária do SUS – visa fazer integração do Setor Óptico privado [ópticas independentes e redes de óptica] com iniciativas do poder público, num movimento similar ao da Farmácia Popular, que integrou a iniciativa privada [farmácias independentes e redes de farmácia] aos projetos públicos de dispensação de medicamentos gratuitos. Há uma tendência das ópticas [serviços e dispensação de produtos ópticos] serem incorporadas à rede pública de atendimento na atenção primária à saúde visual e ocular e essa iniciativa visa não apenas integrar o setor óptico privado como também estabelecer critérios que favoreçam uma dispensação óptica de qualidade e com atenção óptica de qualidade [assistência especializada na escolha das melhores soluções em lentes, armações e óculos, e que não é finalizada na entrega dos óculos, devendo ser mantida durante todo tempo de uso dos óculos] – ver glossário do Manual de Boas Práticas dos Estabelecimentos de Comércio, Adaptação e  Dispensação de Armações, Lente Oftálmicas, Óculos de Proteção Solar, Lentes de Contato e Acessórios Ópticos [acesse aqui o link].

Projeto Market Place Fecomércio/Sindióptica Go – tem como objetivo inserir toda empresa do Setor Óptico, em especial as ópticas que atuam na dispensação óptica [venda com orientação técnica especializada] na internet para iniciar o comércio de seus produtos e serviços pela rede virtual. Com o foco de não apenas ofertar os produtos, mas sobretudo, serviços que garantam uma boa visão, conforto, bem-estar visual ao consumidor.

Projeto Parceria de Plataformas Eletrônicas– Empresas do setor óptico com atuação nos segmentos B2B, B2C ou com atuação híbrida estão desenvolvendo soluções ágeis voltadas ao mercado corporativo [empresas] e ao mercado consumidor [clientes e pacientes]. O Sindióptica Go possibilita a divulgação por meio de parceria ou até uma possível integração de atividades [a modalidade de integração dependerá de aprovação pelas partes] entre plataformas de diferentes instituições incluindo as iniciativas de nossa instituição, de empresas parceiras ou de instituições parceiras [como por exemplo Sesc e Senac], de forma a otimizar e prospectar a participação e adesão de pessoas/equipes de empresas associadas em cada uma das plataformas, otimizando-as.  Esse projeto visa fortalecer as ações independentes da iniciativa privada [fabricantes, importadores, distribuidores, laboratórios] através de suas plataformas, eletrônicas estabelecendo parcerias ou integrando-as à programação de desenvolvimento do setor óptico, patrocinadas pelo Sindióptica Go e seus parceiros.

Projeto Selo Conformidade Procon/Sindióptica/Fecomércio/CDL – É um projeto de inovação no setor óptico pois irá utilizar inteligência artificial [IA] de uma empresa Startup [da iniciativa privada] parceira do Sindióptica Go, na identificação dos estabelecimentos regulares e legais, por meio de base de dados disponíveis, como CNPJ e CNAE, cruzando com outras bases de dados como por exemplo os CPF´s de Responsáveis Técnicos [RT´s] pelos estabelecimentos. Esse cruzamento possibilitará  a geo-localização e agilidade na interpretação de dados inconsistentes e incompatíveis, facilitando a atuação mais precisa por parte de nossa entidade e das autoridades fiscalizatórias no combate às irregularidades, e com isso mediante parceria entre o poder público e a iniciativa privada, esperamos reduzir os problemas relacionados às ilegalidades, que afetam toda cadeia produtiva de óptica.

Projeto de Interface do Selo de Conformidade/ Selo Próprio de Empresas Parceiras – O selo de conformidade Procon/Sindióptica/Fecomércio/CDL é um credenciamento feito com base no cumprimento de normas consideradas essenciais e obrigatórias no setor de dispensação óptica [varejo, laboratórios ópticos] e pelas demais empresas que atuam no setor. O Selo de Conformidade, contudo, pode ser aderente às ações de marketing da iniciativa privada, que possuem um label próprio. Nesse caso, as empresas parceiras do Sindióptica Go, que se interessarem em colocar seus labels no próprio Selo de Conformidade, poderão fazê-lo através de parceria a ser avaliada.   Nesse caso,  usarão concomitantemente, o Selo de Conformidade como background ao seu próprio Selo, demonstrando que além daquele estabelecimento cumprir normas de saúde e de mercado obrigatórias, caracterizados pela iniciativa institucional do Selo de Conformidade, ele também possui o diferencial competitivo que irá promover a marca específica da empresa parceira, o que valorizará e diferenciará ainda mais o estabelecimento. A tecnologia utilizada pelo Selo de Conformidade permite essa interface em suas diferentes dimensões e alcances, de forma segura e atrativa aos olhos do mercado corporativo [empresas] e do mercado consumidor [clientes], que poderão identificar uma versão específica do Selo de Conformidade.

APROVEITE

Traga para o Sindióptica Go a proposta de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de sua empresa do Setor Óptico. Vamos juntos transformar suas ideias em um produto, com características atrativas, inovadoras e comercializáveis, seja ao mercado corporativo [empresas] ou ao mercado consumidor [clientes e pacientes].

Envie sua ideia para: sindioptica.go.diretoria@gmail.com ou fale com nossa equipe através do telefone 62-3227-2400.

 

Equipe/Parceiros envolvidos no Projeto de Inovação Sindióptica Go

Em breve disponibilizaremos os membros da equipe e também os parceiros dessas iniciativas de inovação

 

 

 

 

Scroll to Top